top of page
Buscar
Foto do escritorFernanda Borges da Costa

O Problema dos Três Corpos

Atualizado: 25 de dez. de 2023

“A humanidade teve sorte ao longo de toda sua história. Desde a Idade da Pedra até hoje, nunca aconteceu nenhuma crise de verdade. Tivemos sorte, muita sorte. Mas um dia isso teria que acabar. Vou mais longe: já acabou. Prepare-se para o pior.”

[Última Alteração em 14/02/2020 às 12h00]



O Problema dos Três Corpos, escrito pelo autor chinês Cixin Liu, é um dos principais livros de Ficção Científica da atualidade. Foi primeiro serializado na China em 2006 na revista Science Fiction World antes de ser publicado como um livro em 2008 com o título 三体 (Sān Tǐ ou “Três-Corpos”). O Problema dos Três Corpos se tornou um clássico imediato e é o primeiro livro da trilogia de Ficção Científica mais vendida na China. Ele foi traduzido para o inglês em 2014 pela Tor Books com o título “The Three-Body Problem”, e foi também o primeiro livro asiático a ser indicado para o Prêmio Nébula em 2014 e a ganhar o Prêmio Hugo em 2015. Chegou ao Brasil em 2016 graças a editora Suma de Letras (traduzido por Leonardo Alves a partir da edição americana).


O imenso reconhecimento recebido pelo livro não é à toa. Eu o li pela primeira vez em 2015 e se por um lado fiquei surpresa com a velocidade com que foi traduzido para o português, por outro, faz todo o sentido. É um livro fantástico, com uma narrativa instigante e polêmica. Sua base fincada na história da China é uma narrativa profundamente humana e universal, que me surpreendeu com sua criatividade e sensibilidade. Considerei uma leitura prazerosa e os dilemas nela contidos ainda assombram a minha mente.


O Problema dos Três Corpos é um “Hard Sci-Fi”, significa que sua história se entrelaça com um sistema rigoroso de conhecimento científico-tecnológico, da nanotecnologia à astrofísica, ao estilo de autores clássicos com Arthur C. Clark. Apesar disso, é incrivelmente didático. Digo isso na condição de quem não é capaz de dividir a conta depois do jantar com os amigos sem o auxílio da calculadora. Por exemplo, o seu título remete a um problema da astrodinâmica e da mecânica clássica, segundo as leis de movimento e de gravitação universal de Newton, a respeito do cálculo da trajetória de um sistema formado por três corpos celestes de massas iguais ou similares. O primeiro “problema de três corpos” a ser estudado foi o sistema orbital da Terra, da Lua e do Sol, e hoje o termo se refere a qualquer problema de três corpos na mecânica clássica ou na mecânica quântica que busca estabelecer o movimento de três partículas conectadas entre si. Isso faz do problema dos três corpos uma questão relevante tanto à larga escala da astrofísica quanto à micro escala da nanociência e da física quântica. Diferente de problemas com dois corpos, não existe uma solução geral fechada para um sistema com três corpos, que sempre resulta num sistema dinâmico caótico.



Se ainda não leste este livro, recomendo-o. Nesta postagem encontrarás um breve resumo (sem spoilers) de O Problema dos Três Corpos, um resumo expandido (com spoilers), uma lista de personagens principais e minha interpretação sobre os seus temas principais. Apesar de introduzir aqui temas e discussões que considero interessantes e até essenciais para a narrativa, a profundidade e abrangência destes temas e o modo como influenciam o enredo supera em muito a extensão do que serei capaz de expor nesta postagem. Como o próprio problema dos três corpos, a trilogia de Cixin Liu (conhecida em inglês como “Remembrance of Earth's Past”, 地球往事 Dìqiú Wǎngshì) reflete seus temas de modo fractal, em escalas variantes de cima a baixo.


Assim, certamente recomendo a leitura dos livros seguintes: A Floresta Negra (2017), original 黑暗森林 (Hēi'àn Sēnlín “The Dark Forest”), de 2008, e O Fim da Morte (2019), original 死神永生 (Sǐshén Yǒngshēng “Death's End”) de 2010.





Breve Resumo [Sem Spoilers]


Li O Problema dos Três Corpos sem saber sobre o que se tratava. Eu não havia lido nenhum resumo ou resenha a seu respeito, não tinha ideia sobre qual era seu tema a não ser que era um livro chinês de Ficção Científica que havia recebido uma das maiores premiações no mundo para este gênero. Acredito que por isso tive uma das experiências mais imersivas sobre o mistério explorado na segunda parte da história (pela divisão da edição americana). Caso ainda não tenhas lido nada a respeito deste livro e queiras ter uma experiência semelhante, recomendo não ler nem mesmo os resumos “sem spoilers” disponíveis na internet. Tentarei escrever aqui uma versão que considero ser realmente sem spoilers. Se, no entanto, precisas ter ao menos uma ideia de o que esperar nesta obra para dar-lhe uma chance, leia também os primeiros parágrafos do Resumo Expandido.


Ye Wenjie foi uma jovem astrofísica que em 1969 passou a trabalhar na Base Costa Vermelha durante a Revolução Cultural Chinesa. Proveniente de uma família de professores e pesquisadores, ela viu sua vida ser destruída e seus parentes serem assassinados pelas forças de repressão do regime, antes de ser levada para a Base onde faria parte da equipe de técnicos e cientistas que pesquisam raios solares e comunicação via rádio em torno da imensa antena de transmissão. Ou pelo menos é o que lhe haviam dito.


Ye Wenjie, 1969, Base Costa Vermelha. Artista Marc Simonetti.


Quarenta anos depois, Wang Miao, um cientista pesquisador de nanopartículas, é abordado pela polícia para servir como consultor de uma investigação. Nos últimos dois meses, vários teóricos físicos cometeram suicídio, inclusive a jovem promissora Yang Dong. Não se sabe as circunstâncias que os levaram a tirar a própria vida, mas os bilhetes dos suicidas indicam o a provável origem que motivou tantos cientistas a tirar a própria vida.


A nota deixada por Yang Dong é uma das mais breves e misteriosas:


“Todas as provas apontam para uma única conclusão: a física nunca existiu nem jamais existirá. Sei que o que estou fazendo é irresponsável. Mas não tenho escolha.”

A única coisa que todas as vítimas tinham em comum, além de serem cientistas e pesquisadores, era sua filiação a um grupo chamado Fronteiras da Ciência. Instigado pela investigação policial, Wang Miao aceitará candidatar-se para entrar neste grupo misterioso.



Resumo Expandido [Com Spoilers]


Wang Miao é levado a uma reunião misteriosa com oficiais do governo chinês, além de outros pesquisadores e militares estrangeiros dos Estados Unidos e da Inglaterra. A reunião é realizada num local chamado Centro de Comando em Batalha, munido por militares e pronto para a guerra. Pouco se revela nesta reunião para além de que o mundo parece mover-se em direção a uma guerra contra um inimigo misterioso, que atualmente tomou como alvos cientistas e pesquisadores de ponta por toda parte, todos mortos num aparente suicídio. Wang Miao é requisitado para auxiliar nas investigações dos supostos suicídios sob o comando do detetive policial Shi Qiang. Wang Miao deve aceitar um convite e infiltrar-se na sociedade Fronteiras da Ciência, da qual a maioria dos cientistas na lista dos mortos fizeram parte. O cientista e o detetive pretendem assim descobrir a conexão entre o grupo e os suicídios.


“– Mas onde é que está essa guerra? Este talvez seja o período mais pacífico da história.
Chang o encarou com um sorriso indecifrável.
– O senhor saberá em breve. Todo mundo saberá. Professor Wang, já aconteceu algo com o senhor que mudou a sua vida da noite para o dia? Alguma circunstância que tenha feito com que o mundo se tornasse um lugar totalmente diferente para o senhor?”

No dia seguinte ao primeiro contato com o Fronteiras da Ciência, algo muito estranho acontece com Wang. Ele tomou uma manhã com seu hobby de fotografia com máquina analógica e saiu de bicicleta pela cidade. Quando chegou em casa para revelar as fotos em seu costumeiro estilo preto e branco, percebeu que o negativo de todas as imagens aparecia com finas linhas que formavam números sobre as paisagens, de 1200:00:00 no primeiro negativo até 1199:49:33 no último. Ao analisar o padrão matemático dos números, percebeu que se tratava de uma contagem regressiva. Os experimentos de Wang lhe revelaram que os números só apareciam quando ele tirava as fotos, que seja em uma máquina analógica, quer em uma máquina digital. Wang entra em pânico.


As alucinações com os números estranhos perseguem Wang Miao até o nível macrocósmico — até que o cientista aceita a sugestão da professora Shen Yufei, cuja casa é a cede de encontros da Fronteiras da Ciência, de interrompera sua pesquisa com nanomateriais. Wang estranha a falta de conexão entre o seu problema e a sugestão de Shen Yufei e resiste à ideia até o último momento. Sob o pretexto de assentir com um programa de reparos e revisões, Wang Miao ordena o desligamento da máquina de reações no Centro de Pesquisa em Nanotecnologia. Assim que a máquina desliga completamente, os números desaparecem do campo de visão do cientista. Wang descobre mais tarde que o contador regressivo não encerrou.


Wang Miao não consegue explicar a ligação entre a sua pesquisa e os números estranhos. Sem outras respostas, ele decide experimentar o jogo virtual que viu na casa de Shen Yufei, chamado “Os Três Corpos” e acessível a partir do endereço www.3corpos.net (domínio que, estranhamente, não leva a lugar algum nem pertence a ninguém na nossa worldwideweb). O jogo transporta o jogador para um planeta cujo padrão climático se altera constantemente entre períodos ordenados e desordenados, estes chamados períodos de Era Caótica. Durante uma Era Caótica o clima pode tornar-se subitamente quente ou terrivelmente gelado, impedindo a continuidade de quaisquer formas de vida. Nestas circunstâncias extremas, os habitantes daquele planeta desenvolveram a habilidade de desidratar os próprios corpos e entrar em hibernação para serem capazes de sobreviver aos climas extremos. E só voltam à vida quando são colocados em contato com a água em temperatura amena.


Durante suas várias visitas ao jogo, Wang Miao se depara com diferentes formas de civilização em variados estágios de evolução científica, que surgem a cada período de clima ordenado. Ele encontra vários personagens dentro do jogo com suas teorias científico-filosóficas que tentam explicar as Eras Caóticas e prever as suas variações, sempre em vão. Cada nova explicação mescla diferentes estágios de avanço da ciência ocidental e oriental, até que o professor Wang descobre o mistério por trás de como o clima daquele planeta estranho funciona.


Capa da Edição Americana.


Enfim, revela-se o problema: o planeta Trissolaris possui três sóis. Este sóis possuem composições e órbitas diferentes e, quando estão distantes do planeta, aparecem para ele como estrelas móveis. As Eras Ordenadas ocorrem sempre que dois sóis se afastam a ponto de o planeta Trissolaris orbitar apenas um deles. As tempestades de fogo são causadas quando dois dos sóis estão próximos do planeta, enquanto os longos períodos de frio intenso ocorrem pelo afastamento da órbita dos três sóis, que aparecem no céu de Trissolaris como três estrelas brilhantes. Já o pior de todos os cataclismas ocorre quando a própria superfície do planeta derrete sob o imenso calor da proximidade dos três sóis. Como no clássico problema de três corpos, é impossível prever as órbitas dos três sóis, com Trissoláris preso nas órbitas destes corpos celestes e influenciado pelos três centros gravitacionais. Pensando neste último cenário, Wang Miao conclui que no momento em que os três sóis se alinharem à órbita de Trissolaris o planeta será tragado para o sol mais próximo e será consumido.


Nos últimos momentos do jogo, a narrativa mostra uma civilização de Trissolaris que conseguiu se desenvolver o suficiente para lançar colônias espaciais em busca de um novo planeta com um sistema solar estável onde possam sobreviver.


A Expedição Trissolariana. Artista desconhecido.


Após o game over, pessoas por trás do jogo entram em contato com Wang Miao. Quando ele chega na última etapa do jogo, que revela a Expedição Trissolariana em busca de um novo mundo, ele é orientado a ir para o encontro que ocorrerá com os jogadores que terminaram o jogo e os participantes da Organização Terra-Trissolaris - OTT.


Durante este encontro, Wang Miao e Da Shi descobrem que Trissolarianos já estiveram em contato com a Terra, que os alienígenas estão a caminho e que a OTT se prepara para receber os Trissolarianos. Mas a OTT está dividida em dois grupos, os adventistas e os redentistas. Os adventistas, liderados pelo biólogo Pan Han e pelo magnata Mike Evans, consideram que a raça humana deve ser punida pelos Trissolaris e dar lugar à nova civilização, enquanto os redentistas acreditam que a humanidade pode se recuperar e ser salva de sua própria ignorância com a ajuda extraterrestre.


O mais surpreendente é que décadas antes Ye Wenjie, mãe de Yang Dong, foi a primeira pessoa a receber a mensagem de Trissolaris.


“Este mundo recebeu sua mensagem.
Eu sou um pacifista. Sua civilização deu sorte que eu tenha sido o primeiro a receber sua mensagem neste mundo. Estou alertando: Não responda! Não responda!! Não Responda!!! Existem dezenas de milhões de estrelas na sua direção. Se você não responder, este mundo não conseguirá determinar a fonte de sua transmissão. Porém, se você responder, a fonte será localizada imediatamente. Seu planeta será invadido. Seu mundo conquistado!
Não responda! Não responda!! Não responda!!!”

E Ye Wenjie foi a primeira pessoa que os respondeu.



Personagens Principais


  • Ye Wenjie, filha de Ye Zhetai, primeira pessoa a estabelecer contato com os Trisolares e líder espiritual do ETO.

  • Wang Miao, pesquisador de nanomateriais que se envolve com a investigação policial em torno dos suicídios de cientistas e acaba por descobrir o ETO, um grupo de pessoas que espera uma invasão alienígena.

  • Yang Dong, pesquisadora de teoria das cordas que comete suicídio, filha de Ye Wenjie e Yang Weining .

  • Shi Qiang, policial detetive e especialista em contra-terrorismo, recebe o apelido de Da Shi (“Grande Shi”) e é responsável pela investigação dos suicídios e acompanhar o progresso de Wang Miao.

  • Shen Yufei, fisicista chinesa-japonesa, Wei Cheng, prodígio matemático e marido de Shen Yufei, e Pan Han, biólogo, são todos membros da organização Fronteiras da Ciência.

  • Mike Evans, filho de um magnata do óleo e patrocinador principal do OTT.



Temas


À primeira vista O Problema dos Três Corpos é uma obra que se volta à pergunta clássica de Ficção Científica sobre o que significa para a humanidade entrar em contato com formas de inteligência extraterrestres, e como ela reagiria a estas forças espaciais. Nessa luz, o tema principal passa pelas três diferentes reações à iminência da invasão alienígena, presentes principalmente nas duas fações da Organização Terra-Trissolaris e na ação dos exércitos nacionais (outra forma como se reflete o problema de três corpos). Mas, como numa obra clássica de Arthur C. Clark, esta é apenas a superfície da questão. A escrita de Liu Cixin é costurada em diversas camadas de sentido. Nas entrelinhas da astrofísica e filosofia da ciência, percebe-se traços da filosofia clássica ocidental e oriental que dão voltas em torno de uma segunda questão aninhada à primeira: qual é a natureza humana e se há nela alguma forma de razão ou salvação.


Devido a profundidade e diversidade com que Liu Cixin escreve, há maneiras bem distintas de interpretar O Problema dos Três Corpos. Decidi nesta postagem me concentrar nesses dois temas, entre invasão alienígena e salvação humana, e no modo como eles interagem entre si.


[...]



Outras Obras


O Problema dos Três Corpos faz parte de uma trilogia, chamada Recordação do Passado da Terra, composto também pelos livros A Floresta Sombria (2017) e O Fim da Morte (2019), já traduzidos pela editora Suma de Letras. O autor, Liu Cixin, já escreveu muitas histórias, a sua maioria como contos e pequenas novelas pulicadas pela Science Fiction World. Entre seus livros estão o The Wandering Earth (2000, e sua tradução em 2012), o Supernova Era (2003, publicado em inglês em 2019), o Ball Ligthning (2004, publicado em inglês em 2018), e o The Weight of Memories (2010, publicado em inglês em 2016).



Se gostou de O Problema dos Três Corpos, leia também...


O Problema dos Três Corpos é, como falei lá no início, um clássico instantâneo em seu gênero. O seu estilo de escrita aproxima-se muito do de Arthur C. Clark, mas atualizado para a perspectiva do novo milênio sobre encontros alienígenas e o futuro da humanidade. Selecionei as seguintes recomendações de obras com estilo e temas semelhantes:


Traduzidos:

  • Encontro com Rama (Arthur C. Clark)

  • O Fim da Infância (Arthur C. Clark)

  • A Mão Esquerda da Escuridão (Ursula K. Le Guin)

  • Quinta Estação (N. K. Jemisin)

  • Justiça Ancilar (Ann Leckie)

Não Traduzidos:

  • Hyperion (Dan Simmons)

  • Blindsight (Peter Watts)

  • Exhalation: Stories (Ted Chiang)

  • The Forever War (Joe Haldeman)

  • Children of Time (Adrian Tchaikovsky)


Gostou de O Problema dos Três Corpos? O que achas dos seus temas e de sua história? O que você faria se estivesse diante do primeiro contato alienígena com a Terra? Vamos discutir!

1.540 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Faça parte da nossa lista de emails e receba atualizações!

Obrigado pelo envio!

© 2019 por Speak Friend and Enter. Criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page