top of page
Buscar
Foto do escritorFernanda Borges da Costa

Fúria Vermelha

Atualizado: 13 de mai. de 2020

“Eu poderia ter vivido em paz. Mas meus inimigos me trouxeram a guerra.”

[Última alteração em 06/02/2020 às 17h20]


Fúria Vermelha é o primeiro livro que inaugura a série de Ficção Científica homônima, uma distopia futurista escrita pelo autor americano Pierce Brown. Foi lançado em janeiro de 2014 pela Del Rey Books nos Estados Unidos com o título “Red Rising”, e em novembro de 2014 pela Globo Livros no Brasil. Aqui encontrarás um breve resumo (sem spoilers), lista de personagens principais, um resumo expandido (com spoilers) e minha interpretação sobre os seus três temas principais.

Li este livro pela primeira vez há alguns anos. Ele me chamou a atenção quando soube que alguém que eu conheço e cujo gosto literário confio bastante começou a lê-lo. Não me decepcionei pela descoberta e, desde então, já li a trilogia algumas vezes. Comecei a ler Fúria Vermelha pela promessa da Ficção Científica Distópica, e fui surpreendida pela sensibilidade com que Pierce Brown escreve sobre liderança, empatia e alienação do trabalho. Seu livro é um convite a pensar a sociedade sob uma nova luz, assim como ensina algo sobre companheirismo e superação. Este livro é voltado para a categoria Jovens Adultos (da faixa etária de 14 a 19 anos), mas o recomendo a todos que se interessam pelo gênero. Acompanhe Darrow, um jovem escavador de Marte, a crescer para se tornar um grande líder, e a aprender mais sobre si e sobre a sua sociedade a cada nova fase da sua jornada.



Breve Resumo [Sem Spoilers]

Há setecentos anos a humanidade conquistou o espaço a partir de sua base lunar. Esta nova sociedade cresceu sob o comando dos Ouros e sua rígida divisão de castas. Darrow, um jovem de dezesseis anos, é um Vermelho de Marte e o Mergulhador-do-Inferno da comunidade subterrânea de Lykos.


FrySuit de Mergulhador-do-Inferno de Darrow. Artista Desconhecido.


Os Vermelhos em Marte são Perfuradores que mineram hélio-3, um ingrediente essencial para gerar a terraformação do planeta e assim permitir que a superfície de Marte seja habitável no futuro. Os Perfuradores Vermelhos trabalham em prol do futuro da Sociedade, para que um dia possam viver na superfície de Marte junto com as outras cores, que dependem deste trabalho para abandonar o planeta Terra – agora inóspito e superpovoado. Pelo menos é o que diz a líder da Sociedade, Octavia au Lune, através do HoloCan, uma imensa tela de transmissão ligada na área comum de Lykos.

Darrow de Lykos. Artista desconhecido.


Como Mergulhador-do-Inferno, Darrow dirige a imensa perfuratriz que rasga túneis no solo de marte e abre caminho para a mineração de seus companheiros de clã. Ele é o perfurador mais novo a tomar este trabalho na memória de todos, e se orgulha de ser também um dos mais ágeis e destemidos. Darrow trabalha nas minas desde os 13 anos com seu clã Lambda. Os Vermelhos trabalham cedo, casam-se cedo e morrem cedo. Darrow casou-se com Eo logo depois de completar dezesseis anos, a idade apropriada para os homens da comunidade, e espera ganhar para ela o prêmio de melhor performance dos clãs de Lykos, a Láurea. Mas os Lambdas, apesar de Darrow ter garantido uma mineração acima da cota e superior à média dos demais clãs, perdem novamente o prêmio para os Gamas, que sempre levam o prêmio.

Eo, então, decide animá-lo. Ela leva-o por túneis de ventilação até um jardim na superfície, que é uma área proibida a todos os Perfuradores Vermelhos. Lá eles discutem sobre a verdadeira condição de sua raça, fadada ao trabalho escravo em prol de uma Sociedade que os abandonou, incapaz de tomar para si os frutos do seu trabalho – como aquele belo jardim que a maioria dos Vermelhos sequer sabe que existe.

“Vivo pelo sonho de meus filhos poderem nascer livres. De eles poderem ser o que quiserem. De eles poderem ser donos da terra que o pai deles lhes deu.
— Eu vivo por você — digo com tristeza.
Ela me beija a bochecha. — Então você precisa viver por mais.”

Depois de assistirem ao nascer do sol juntos pela primeira vez, contudo, Darrow e Eo são descobertos. Eles são capturados na saída dos tubos de ventilação pelos Cinzas, os guardas locais, e o jovem casal é condenado a levar 48 chicotadas cada um, que devem sofrer à vista de todos os clãs de Lykos na área Comunitária.


Porém, ao receberem a punição, um grupo de Ouros e seu séquito de ajudantes surpreendem a todos ao aparecer em Lykos, trazendo consigo uma equipe de filmagens. A punição dos dois será transmitida para todas as colônias de Marte como um alerta contra a desobediência, apoiando-se na visibilidade de Darrow e sua função essencial de Mergulhador-do-Inferno.

Durante a sua punição, Eo decide se entregar à causa pela libertação dos Vermelhos e manifesta sua revolta cantando a Canção Proibida, cuja entonação é punida com a morte. Nero au Augustus, o líder Ouro presente e o ArquiGovernador de Marte, vê sua manifestação como fútil e deixa que seja filmada, antes de condená-la à morte. Eo é enforcada e Darrow é quem puxa seus pés, pois em Marte não há muita gravidade. É preciso puxar-lhe os pés para quebrar o pescoço, e eles deixam os entes queridos fazerem isso.


"Eo, the song". Imagem de Phantom Rin.


Com a morte de Eo, Darrow é tomado pelo luto e decide sacrificar a própria vida, mas acaba sendo recrutado pelos rebeldes Vermelhos conhecidos como os Filhos de Ares. Darrow recebe deles uma missão de infiltração, na qual deve aprender sobre o real funcionamento da Sociedade e conviver com os membros da sua mais alta casta, os Ouros.



Resumo Expandido [Com Spoilers]

“Meu filho, meu filho

Lembre-se das algemas

Quando o ouro governava com rédeas de ferro

Nós rosnamos e rosnamos

E nos contorcemos e berramos

Pelo nosso vale

Um vale de sonhos melhores”

Darrow, incapaz de imaginar a sua vida sem Eo, decide que não irá vê-la apodrecer pendurada sobre a área Comunitária. Nas colônias é proibido enterrar os criminosos condenados à morte. E quem enterrá-los será punido com o mesmo destino. É exatamente o que Darrow espera quando foge escondido de casa para desatar o nó que prende Eo e enterrá-la no jardim proibido. A única pessoa que percebe sua fuga é seu tio, Narol. Mas Narol não tenta impedi-lo, apenas oferece ao sobrinho a bebida que carrega consigo como um último presente de despedida. Darrow é levado no dia seguinte para morrer no mesmo lugar que Eo, diante de toda sua família. Narol é quem se oferece para puxar seus pés.


Mas para Darrow não é permitida a morte. Sob o eco das palavras de Eo “Viva por mais!” e com a ajuda secreta do tio, Darrow acorda em uma cova rasa, no meio dos túneis abandonados. Lá ele é encontrado por Harmony e outros agentes dos Filhos de Ares, que auxiliaram Narol a retirar Darrow de Lykos em segredo. Os agentes rebeldes levam Darrow até uma de suas bases secretas e o apresentam para seu líder local, Dancer. Dancer, depois de testar as habilidades mentais de Darrow, ele lhe conta sobre como sequestraram a transmissão da morte de Eo e a tornaram uma mártir, conhecida agora como Persefone por todo o planeta. E Dancer conta também que Ares têm planos para Darrow. Para convencê-lo a se unir aos Filhos de Ares, Dancer guia Darrow por uma dupla de elevadores até a superfície de Marte, para lhe revelar a verdade mais terrível de todas: Marte já é habitável há dezenas de anos, todas as outras cores povoam o planeta vermelho e vivem em imensas cidades, cada uma delas contendo centenas de colônias de Perfuradores, conhecidos como os BaixoVermelhos em contraste aos AltoVermelhos nascidos na superfície.


A mentira se desfaz, os Vermelhos não são os pioneiros corajosos que preparam o planeta para que um dia seus descendentes possam povoá-lo. Marte já é povoado e os mineradores Vermelhos não passam de escravos da Sociedade. E a Terra não está superpovoada, mas foi dominada numa revolução dos Ouros da Lua, chamada de a Conquista. Assim, os Ouros expandiram seu domínio espacial e apoiam sua conquista interplanetária nas costas dos mineradores de hélio-3. De posse deste conhecimento, Darrow decide se unir aos Filhos de Ares e aceita a missão que lhe é dada: tomar a aparência de um Ouro e assumir uma identidade falsa entre eles. Para infiltrar-se na casta soberana, Darrow precisa passar pelo Entalhe, uma série de cirurgias que podem matá-lo a cada nova etapa. Mickey é um Violeta de doze dedos, e é o Entalhador responsável por transformar Darrow em um Ouro.

Darrow Au Andromedus. Artista Phantom Rin.


Depois de meses sob a navalha de Mickey, Darrow ganha um novo corpo. Com a ajuda de Evey e depois de Harmony, ele é capaz de recuperar seus movimentos e desenvolver seus músculos. Dancer lhe dá instruções e Matteo lhe ensina os modos e costumes dos Ouros. Quando finalmente está pronto, Darrow assume a identidade da família Andromedus e faz o teste para entrar no Instituto, onde poderá se tornar um dos Inigualáveis Maculados, os soberanos entre os Ouros. Surpreendendo a todos, tanto seus aliados como os membros do Comitê de Controle de Qualidade, Darrow acerta todas as questões do exame exceto uma. Agora entra no Instituto como Darrow au Andromedus, órfão de uma casa distante cuja família morreu num acidente recente.

“Vocês acham que conhecem a dor. Vocês acham que a Sociedade é uma inevitável força da história. Vocês acham que Ela é o fim da história. Mas muitos pensaram isso antes. Muitas classes dominantes acreditaram que seriam os últimos. O pináculo. Eles ficaram moles. Preguiçosos. Eles esqueceram que os calos, as feridas, as cicatrizes, a dureza, preservam todas aquelas ótimas casas de prazer que vocês jovens adoram frequentar e todas aquelas sedas finas e aqueles diamantes e unicórnios que vocês meninas pedem de aniversário. Muitos Áuricos não se sacrificaram. É por isso que eles não usam isso. — Ele mostra uma longa cicatriz na bochecha direita. Octavia au Lune possui a mesma cicatriz. — A Cicatriz de um Igual. Não somos os mestres do sistema solar porque nascemos assim. Somos os mestres porque os Inigualáveis Maculados, os Ouros Férreos, assim quiseram.”

O discurso de boas vindas do ArquiGovernador de Marte, Nero au Augustus, reafirma a superioridade dos filhos dourados e a sua necessidade de superar as fraquezas e os riscos de decadência da Sociedade através dos ensinamentos do Instituto. O Instituto é formado por doze casas, cada uma em homenagem a um deus do panteão romano. Os estudantes são selecionados pelos patronos e inspetores de cada casa de acordo com traços de personalidade, antecedentes familiares e outras características pessoais. Ao final do processo, Darrow é escolhido para a Casa Marte, orientada pelo Instrutor Fitchner. São distribuídas cem crianças em cada casa e todos os estudantes são levados para um jantar num imenso salão. Mas depois de comer e dormir, Darrow é acordado de madrugada, surrado e levado a uma sala subterrânea onde encontra Julian, um colega de pontuação inferior também da Casa Marte. Lá, Darrow descobre que precisa matar Julian para passar pelo rito inicial e adquirir o anel da Casa. Assim começa sua vida no Instituto.


Símbolo do Lobo. Anel da Casa Marte.


Depois da Passagem, em que sobrevivem apenas 50 membros de cada casa, os estudantes são levados a combater entre si pelo domínio da liderança da sua Casa e, em seguida, a conquista dos territórios das Casas rivais. Cada vitória concede aos participantes maior honra e elevação ao sair do Instituto, enquanto as derrotas significam, na melhor das hipóteses, ser escravizado por outra Casa. Na pior delas, a morte. Darrow une-se a Cassius e outros amigos para conquistar o poder na Casa Marte. Depois de derrotar seus principais oponentes, Antonia e Titus, e de conquistar vitórias sobre as Casas Minerva e Diana, Darrow ganha o apelido de Ceifeiro e adquire o status suficiente para se tornar Primus, o líder da Casa Marte. Mas antes que assuma o título, é traído por Cassius, que descobre ter sido Darrow o assassino de Julian, seu irmão gêmeo, durante a Passagem.


Duelo de Cassius e Darrow. Artista Marcelo Siqueira.


A pessoa que revelou a Cassius o verdadeiro assassino de Julian foi o líder da Casa Plutão, conhecido como Chacal. Depois de duelar com Darrow e feri-lo mortalmente, Cassius o abandona caído e retorna ao castelo da Casa Marte.

Lá ele anuncia a morte de Darrow causada pelas artimanhas de Chacal, o que leva a Sevro e os Uivadores a abandonarem a Casa e saírem em busca de vingança. Enquanto isso, Darrow é salvo de sangrar até a morte na lama por Mustang, a jovem que ele conheceu como líder da Casa Minerva. Durante a recuperação de Darrow, os dois vivem escondidos em uma caverna. É durante suas conversas que Darrow e Mustang criam um plano de como contornar as regras do Instituto e criar para si um novo exército. Portando o estandarte da Casa Minerva, Mustang é capaz de apagar a marca de escravidão de qualquer escravo foragido. Dessa forma, ela e Darrow são capazes de reunir um número suficiente de aliados para recuperar membros da Casa Minerva, recrutar novos membros e conquistar os Castelos das Casas.


Virginia, a Mustang, e Darrow, o Ceifeiro. Artista Phantom Rin.

Darrow aprende a liderar através do cultivo da lealdade e do carisma, e guia seu exército contra os verdadeiros inimigos dentro do Instituto, os próprios Instrutores. Pois Darrow, com sua astúcia e uma pequena ajuda de Fitchner, descobre que os Instrutores foram subornados para dar a grande vitória ao Chacal, que é na verdade o filho do ArquiGovernador Augustus.


Mapa parcial do Instituto e as Casas

Júpiter, Juno Ceres, Marte, Minerva, Diana e Apolo.


Depois de Darrow e seus aliados conquistarem quase todas as Casas, restam apenas três: Júpiter, Marte e Plutão (cujo Primus é o Chacal) e os seus respectivos escravos. A essa altura, todos os aliados já perceberam a parcialidade dos Instrutores e seguem Darrow em uma última armadilha. Através dela, Darrow é capaz de capturar o Chacal no Castelo da Casa Júpiter. Mas apesar de derrotar seus soldados, não é capaz de vencê-lo. Chacal mata um dos aliados de Darrow e escapa com a ajuda dos Instrutores, que também capturam Mustang. Por isso, Darrow decide usar os itens que consegue dos Instrutores derrotados para levar seus Uivadores até o Olimpo – a montanha flutuante onde habitam os Instrutores e todos os membros e assistentes da equipe do Instituto.



O exército de Darrow derrota os Instrutores e seus guardas. O Ceifeiro conquista o Olimpo e, com ajuda de Sevro, libera as filmagens do Instituto sem as edições que os Instrutores fariam, revelando para os membros da Sociedade todas as intervenções ilegais e o suborno do ArquiGovernador em prol de seu filho. Com este golpe, Darrow derrota a corrupção do Instituto e o próprio jogo, extrapolando suas regras. Resta-lhe apenas capturar o Chacal e o restante da Casa Plutão, e reconquistar sua própria Casa Marte. Darrow delega a primeira tarefa à Mustang, e depois desce para tomar o Castelo de Marte e a posição de Primus sem encontrar qualquer resistência. Assim Darrow vence, torna-se o ArquiPrimus e conquista todas as doze Casas sem ter, ao final, nenhum escravo, mas com todos os Instrutores restantes capturados e aprisionados, exceto Fitchner, o Instrutor da Casa Marte.


“O que faço agora? Sempre houve um medo, sempre houve uma preocupação, sempre um motivo para estocar armas e comida, sempre houve a busca por algo ou alguma provação. Agora, nada. Apenas o vento soprando sobre o campo de batalha. Um vazio campo de batalha preenchido apenas com ecos de coisas perdidas e aprendidas. Amigos. Lições. Logo tudo isso virará lembranças. Eu me sinto como se tivesse perdido uma amante. Anseio chorar. Sinto-me oco. À deriva.”

Ao final da cerimônia de encerramento, Darrow é puxado para o lado pelo próprio Nero au Augustos, que lhe oferece a posição de Lanceiro de sua casa e seu subordinado direto. É assim que Darrow inicia o verdadeiro jogo político entre os dourados da Sociedade.


ArquiPrimus Darrow au Andromedus. Artista Phantom Rin.



Personagens Principais

  • Darrow, um Perfurador Vermelho da colônia marciana de Lykos e Mergulhador-do-Inferno do clã Gama. Ele se torna Darrow au Andromedus quando é entalhado num Ouro para infiltrar o Instituto e servir aos planos dos Filhos de Ares. No Instituto adquire o apelido de Ceifador pelos seus colegas e carrega uma foice como arma, que se torna seu símbolo.

  • Eo, Vermelha e esposa de Darrow, foi condenada à morte e enforcada por cantar a Canção Proibida.

  • Nero au Augustus, ArquiGovernador de Marte e executor da sentença de Eo.

  • Narol, tio paternal de Darrow. É quem lhe ensina a dançar e a escavar no lugar do pai, que foi morto enforcado por ter se rebelado com as condições dos mineradores. Narol é também quem resgata Darrow da morte depois de sua execução e o envia para os Filhos de Ares.

  • Dancer, mentor de Darrow e membro dos Filhos de Ares. É próximo de Harmony, outra agente do grupo rebelde a que Darrow se alia. Ambos são BaixoVermelhos vindos das minas de Marte.

  • Mickey, um Violeta entalhador encarregado de transformar Darrow fisicamente em um Ouro.

  • Matteo, um Rosa que ensina Darrow a respeito da história, política e artes da Sociedade, assim coo a etiqueta, linguagem e costumes dos Ouros.

  • Cassius au Bellona, inicialmente aliado e amigo de Darrow na Casa Marte. Se torna o Primus de Marte depois de trair Darrow.

  • Julian au Bellona, irmão gêmeo de Cassius e é morto por Darrow na Passagem do Instituto.

  • Roque au Fabii, o Poeta de Deimos, aliado e amigo de Darrow e Cassius na Casa Marte.

  • Sevro au Barca, amigo e aliado de Darrow na Casa Marte e recebe o apelido de "Duende". Torna-se o mais fiel aliado de Darrow e líder dos Uivadores, grupo de baixa Seleção composto originalmente por Palhaço, Cara Ferrada, Erva, Pedrinha e Cardo.

  • Quinn e Lea, ambas médiaSeleção, amigas e aliadas de Darrow, Cassius e Roque na Casa Marte.

  • Antonia au Severus, cruel rival de Darrow e Cassius à posição de liderança da Casa Marte.

  • Titus au Ladros, violento e tirânico, torna-se rival de Darrow e Cassius pela liderança da Casa Marte. Quando é capturado e condenado pelos crimes que cometeu no Instituto, Titus revela-se sem querer a Darrow como outro Vermelho transformado em um dourado.

  • Virginia au Augustus, conhecida no Instituto como “Mustang” e líder da casa Minerva. Darrow descobre apenas no final que Virginia é, na verdade, filha do ArquiGovernador.

  • Adrius au Augustus, líder da casa Plutão no Instituto e conhecido como “Chacal”. É filho do ArquiGovernador e irmão gêmeo de Virginia.

  • Pax au Telemanus, um imenso guerreiro da Casa Minerva, aliado de Virginia. Torna-se amigo próximo e admirador de Darrow.

  • Tactus au Rath, ardiloso e sanguinário membro da Casa Diana. Torna-se mais tarde um dos aliados de Darrow.

  • Fitchner, Inspetor da Casa Marte. Revela-se mais tarde como o pai de Servo.

  • Octavia au Lune, a Soberana da Sociedade.


Temas

Há várias formas de ler a narrativa em Fúria Vermelha. Selecionei aqui três linhas temáticas da obra, sem pretensões de propor uma interpretação exaustiva, mas que, no entanto, demonstre o alcance da história.


Política


As Castas e a pirâmide de poder da Sociedade.


Em Fúria Vermelha, a Sociedade é dividida em castas, cada qual com sua cor e sua função correspondente para a manutenção da civilização humana. A classe dominante é formada pelos Ouros e sua elite, os Inigualáveis Maculados, governam com sua força superior. Nesta civilização, os membros das castas são criados e desenvolvidos de acordo com suas especialidades, adquirindo inclusive características físicas e mentais que favorece o trabalho a que se destinam. Há uma completa alienação dos frutos do trabalho daqueles que formam as bases da Sociedade, sem os quais ela não poderia existir. Os baixoVermelhos são criados para escavar e procriar. Os Violetas de doze dedos são artistas, forçados a sonhos febris. Os Rosa são criados artificialmente para sustentar os prazeres carnais das castas superiores. Os Cinza e os Obsidians são ensinados a lutar e matar, pela segurança e pelo esforço militar da Sociedade. E os Ouros governam.


“— A Sociedade possui três estágios: Selvageria, Ascendência, Decadência. A grande ascensão por causa da Selvageria. Eles governam na Ascendência. Eles caem por causa da sua própria Decadência. (...) Nossa Selvageria começou quando nossa capital, Luna, se rebelou contra a tirania da Terra e se libertou dos grilhões da Demokracia, da Nobre Mentira, a ideia de que os homens são irmãos e foram criados em igualdade.”

Esta organização visa a ordem e nutre a obediência como virtude. Através desse regime, a humanidade foi capaz de conquistar o sistema solar e dominar o próprio destino. Não há uma guerra civil em centenas de anos, desde quando os Ouros na Lua se rebelaram contra o domínio da Terra. Com exceção de Rhea, a colônia planetária que buscou independência e foi completamente destruída por isso. Mas esta civilização repousa sobre um sistema de dominação escravocrata e repulsivo, que percebe a maioria da humanidade como descartável. Suas vidas não têm valor diante do progresso e da manutenção da Sociedade. Não há liberdade. A transição entre castas é impossível, cada pessoa carrega em si as características e as marcas da sua cor, e a insígnia correspondente nas mãos.


Mas Darrow foi capaz de passar pela transformação. A transformação física, descrita como quase impossível de ser feita e depende da aquisição de partes do corpo de pessoas douradas, é o meio pelo qual Darrow pode provar que a superioridade física é apenas um atributo externo. Ele é capaz não apenas de enganar os membros da Sociedade e se passar por um Ouro, mas também consegue conquistar poder e liderança do modo como um Ouro Férreo, como um dos primeiros conquistadores da elite áurea. Seu entalhe é também apenas a primeira etapa de sua transformação, ao passar pelo Instituto e sair vitorioso, Darrow aprende a ser um Ouro, a pensar como um deles e a entender o sistema de dominação da Sociedade a partir de seu topo.


“Compreendo o Instituto. Compreendo a guerra. Mas não compreendo o que haverá em Agea, ou o que virá depois disso. Talvez seja por eu ser mais como os Ouros Férreos. Os melhores dentre os Inigualáveis. Aqueles semelhantes aos Ancestrais. Aqueles que destruíram com artefatos nucleares um planeta que se insurgiu contra seu domínio. Que criatura eu me tornei.”

Vitorioso, Darrow aprende no Instituto lições essenciais para tomar parte da revolução entre os Filhos de Ares. Mas a Sociedade é muito maior e mais complexa que a escola, e fora dela ele precisará usar o conhecimento que adquiriu sobre a Sociedade, sobre seus colegas e sobre si mesmo para sobreviver.


“Contudo, a pergunta permanece. Mustang é filha do seu pai? Ou ela é a garota que cantarolou a canção de Eo? Acho que sei a resposta. Ela é o que os Ouros podem ser, deveriam ser. No entanto, seu pai e seu irmão são o que os Ouros realmente são. Eo jamais teria imaginado que as coisas pudessem ser assim tão complicadas. Há bondade entre os Ouros porque, em muitas maneiras, eles são o melhor que a humanidade pode oferecer. Mas também são o que há de pior. O que isso faz com o sonho dela? Somente o tempo dirá.”


Liderança


A conquista do Ceifeiro. Artista Marcelo Siqueira.

A narrativa de Darrow é uma jornada de aprendizado. Desde quando era Mergulhador-do-Inferno de seu clã, o jovem já tinha os atributos pessoais que o destacavam em meio a multidão. Compunha com seu talento pessoal a capacidade de trazer outras pessoas para perto de si por uma causa, como fez com os companheiros mais jovens quando foi capaz de escavar uma quantidade superior de hélio-3 que lhes teria conferido a Láurea, se as regras do prêmio fossem seguidas. No Instituto, as habilidades de liderança de Darrow são postas à prova. Seu desenvolvimento divide-se em duas fases, a primeira ocorre antes da sua elevação a Primus da Casa Marte, e a segunda vem quando Darrow aprende a mudar o paradigma do próprio jogo e da avaliação do Instituto, assim como a captar aliados em vez de escravos.


A capacidade de ler os movimentos dos outros estudantes e até dos próprios Inspetores permitem a Darrow entender bem quais as regras gerais do jogo. Ele precisa unir a Casa, para isso deve identificar suas próprias fraquezas como estudantes de Marte e buscar meios de mitigá-las. Ele precisa também conquistar os adversários mais próximos, com os quais deve suprimir as necessidades da Casa e expandir a sua influência. É através da sua astúcia, da leitura de pessoas e circunstâncias, e um tanto de sorte, que Darrow consegue desenvolver as estratégias para conquistar as Casas Diana e Minerva. Ele entende o que precisa fazer para vencer, e logo adquire toda a pontuação necessária para se tornar Primus da Casa Marte.


Mas jogar pelas regras não é suficiente. Pela artimanha do Chacal e pela lâmina de Cassius, Darrow cai derrotado e não se torna Primus. A sua derrota no duelo contra o jovem Bellona lhe ensina duas coisas: (1) o isolamento dos estudantes é apenas aparente e alguns deles, devido aos seus precedentes fora do Instituto, têm sua vitória favorecida pelos Inspetores. E (2) Sua amizade e aliança dentro da Casa Marte, em especial com Cassius, foi montada nos pilares da mentira e da traição. Darrow deixa Cassius acreditar que Titus matou Julian, e o manipula para manter seu apoio incondicional. Desse modo, todas as suas conquistas na Casa Marte durante a primeira fase do jogo são construídas sobre fundações frágeis, quebradas facilmente com a revelação do vídeo da sua Passagem.


O jogo é fraudado e suas amizades se desfazem na lama. Em sua absoluta derrota, Darrow é salvo por Mustang. A jovem Primus da Casa Minerva o encontra ferido e cuida de seus ferimentos em troca de Darrow ter lhe poupado a captura durante a derrota da Casa Minerva, não revelando aos seus caçadores onde ela estava escondida. A união entre a Mustang e o Ceifeiro torna-se uma prova de que é possível sobreviver no jogo com base na confiança mútuos de pessoas que, pela configuração inicial, deveriam ser inimigas. Mustang poderia inclusive ter escravizado Darrow com o estandarte de Minerva, mas escolhe não o fazer. Ela lhe ensina a terceira lição: escravos não são aliados e amigos não devem ser submissos. O modo como Darrow lidou com suas vitórias – como qualquer Ouro faria – o colocou numa posição tirânica tanto sobre seus adversários conquistados, como sobre seus amigos.


Assim, com ajuda de Virginia, ele constrói seu novo exército sobre os pilares da empatia, confiança e lealdade. Sua maior prova na primeira etapa do jogo surge quando ele precisa punir Titus. Darrow falha ao deixar que Titus seja morto por Cassius, não como um ato de justiça, mas por um impulso de vingança. E a vingança Cassius é embasada no engano de que Julian foi morto por Titus, que Darrow nutre como forma de livrar-se da culpa e da descoberta do amigo. Aqui, Darrow sacrifica um Vermelho, alguém entalhado num Ouro como ele próprio, para se manter vitorioso na corrida pela posição de Primus.


Quando Darrow, na segunda fase de sua jornada pelo Instituo, precisa punir Tactus, um aliado da Casa Diana, pela tentativa de estupro da jovem Nyla da recém conquistada Casa Ceres, ele precisa agir diferente. É aqui que Darrow se prova um líder diferente de qualquer outro que tenha surgido nos testes do Instituto. Ele se coloca na mesma posição que Tactus, e se coloca para receber a mesma punição que seu aliado. Darrow declara que a sua incapacidade de proteger Nyla e de persuadir Tactus a não atacar a jovem são seus crimes também. De uma vez só ele confere justiça e altera as regras do jogo do Instituto na mente de todos os seus aliados.


“Vocês não me seguem porque eu sou o mais forte. Pax é o mais forte. Vocês não me seguem porque eu sou o mais inteligente. Mustang é a mais inteligente. Vocês me seguem porque não sabem pra onde estão indo. Eu sei.”

Darrow molda-se para ser um líder empático, capaz de entender o caminho da vitória e trazer consigo os aliados e amigos. Isto apenas é possível quando Darrow compreende que a Sociedade, tal como está construída, é uma reprodução de injustiças para todas as castas, até mesmo membros da elite dourada. Com a perspectiva de um baixoVermelho, a mais escravizada de todas as cores, Darrow nutre simpatia e compreensão da condição de sofrimento dos demais, em vez de alimentar em si o ódio e o desejo de vingança, como ocorrera com Titus. A fúria lhe dá forças para leva-lo à vitória, mas é o amor que guia sua mão.



Revolução


Filhos de Ares. Artista Eli Powell.

Darrow é um jovem inteligente, e percebe rapidamente o que deve ser feito para vencer a cada novo teste. É assim que compreende qual o verdadeiro aprendizado que deve tirar das provas do Instituto. O Instituto coloca os seus estudantes em situações reais de conflito e dominação para que compreendam as bases de funcionamento da sua Sociedade. Mas, para além disto, Darrow aprende através das suas próprias provações como uma revolução deve ser feita. Não pelo ódio ou pela dominação, mas pela construção de alianças e laços de confiança.


“Um homem não pode ser liberto pela mesma injustiça que o escravizou.”

Há dois campeões dos Filhos de Ares no Instituto. Darrow au Andromedus e Titus au Ladros. Eles representam as duas faces da revolução que é alimentada pelos Filhos de Ares. Titus despreza dos os Ouros que encontra, tem prazer em manipulá-los e ver como se voltam uns contra os outros, e por isso os trata com violência tirânica. Darrow por pouco segue este mesmo caminho, possuído de dor e desejoso de vingança pela morte de Eo. Mas Darrow pensa e age diferente de Titus. Pouco a pouco percebe a humanidade que há nos outros estudantes, no modo como também sofrem e até morrem nas engrenagens da Sociedade. Não são escravos e membros das castas inferiores, mas fazem parte da mesma humanidade que sofre pelas injustiças de uma Sociedade dirigida pelo domínio do mais forte.


Darrow, enfim, é capaz de ver outros Ouros como aliados, como amigos. Mustang, Pax, Quinn e Roque são exemplos de pessoas inteligentes, sensíveis e caridosas, que despertam em Darrow o desejo de ser aceito, de uni-los e de salvá-los. Mas, assim como com o assassinato de Julian au Bellona na Passagem, Darrow guarda um segredo terrível. Ele não é, afinal, um Ouro, mas sim um Vermelho escavador das colônias subterrâneas de Marte. Dentro do Instituto, ele é capaz de unir seus amigos e vencer as provas por ser visto como um deles, como um Ouro. A verdadeira revolução, a tomada do Olimpo da Sociedade, depende das lições de Darrow no instituto. Inclusive a mais cara de todas elas: não é possível construir alianças duradouras e lideranças sólidas firmadas sobre uma mentira.



Outras Obras

A trilogia se completa com o segundo livro Filho Dourado (2015) e o terceiro livro Estrela da Manhã (2016). A continuação da trilogia ainda não foi traduzida e já contém os dois livros seguintes: Iron Gold (2018) e Dark Age (2019). Além dos livros, foi publicado um quadrinho de seis volumes em 2017, chamado Red Rising: Sons of Ares, pela Dynamite Entretainment, que narra sobre os Filhos de Ares em eventos anteriores ao primeiro livro.



Se gostou de Fúria Vermelha, leia também...

Fúria Vermelha é frequentemente comparado ao Jogos Vorazes, de Suzanne Collins (2008/2009), pelo seu tema de revolução contra a dominação de uma sociedade injusta, pelas circunstâncias de aprendizado das personagens principais e a faixa etária a que apela. Mas há ainda outros livros similares:


Traduzidos:

  • Skyward: Conquiste as Estrelas (Brandon Sanderson)

  • Ender’s Game: O Jogo do Exterminador (Orson Scott Card)

  • Quinta Estação (N. K. Jemisin)

  • Duna (Frank Herbert)

  • Mistborn: O Império Final (Brandon Sanderson)

  • O Poder da Espada (Joe Abercrombie)

Não Traduzidos:

  • Leviathan Wakes, The Expanse Series (James S. A.)

  • The Binti Series (Nnedi Okorafor)

  • Red Mars (Kim Stanley Robinson)

  • The Poppy War (R. F. Kuang)

  • There is No Darkness (Joe Haldeman, Jack C. Haldeman II)

  • Mind Storm (Ruiz, K. M.)


Gostou de Fúria Vermelha? O que achas do seus temas e de sua narrativa? Percebeste outras interpretações e desenvolvimentos de Darrow e da obra? Vamos discutir!


410 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Faça parte da nossa lista de emails e receba atualizações!

Obrigado pelo envio!

© 2019 por Speak Friend and Enter. Criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page